Pizzato Reserva Merlot 2005

Tinto, Merlot

País: Brasil

Pizzato

Preço: R$ 35

Este aqui é um post complicado de fazer... outro vinho indicado para avaliação da Confraria Brasileira de Enoblogs, indicado pelo simpatissíssimo casal Claudio e Rafaela do Le Vin Au Blog.

Mas porque este post é complicado? Porque minha opinião difere dos demais confrades. Eu achei este vinho frustrante. Esperava um bom Merlot da Serra por dois motivos, a Merlot adaptou-se bem ao terroir da Serra e 2005 é nossa melhor safra disponível. Mas, enfim, o vinho estava "duro" e desequilibrado.

Na taça cor rubí-violácea com halo aquoso mínimo e poucas lágrimas. Os aromas trouxeram alguma complexidade com um painel de frutas vermelhas, menta e notas de chocolate, baunilha e café oriundas do envelhecimento em carvalho francês.

Mas na boca apesar da boa acidez e corpo médio (estilo gastronômico que me agrada e muito!), álcool desquilibrado, saliente e taninos duros, quase verdes e amargor bem aparente.

Considerando a opinião dos colegas acho que devo comprar outra garrafa e tentar novamente. Mas fica aqui o meu registro.

Forte Abraço!

4 comentários:

  1. um Merlot fascinante é da Vinícola Villaggio Grando, fiquei sabendo que em breve chega o novo, o último era muito bom, tanto que acabou sem dar tempo de comprar outra vez.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação!

    Vou procurar!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, sou um dos que sou fã desse Pizzato e acho sim que deves lhe dar uma nova chance. Eu o compro por aqui em torno de R$30 e acho dificil encontrar um vinho desta categoria por esse preço. agora, o Merlot da Pizzato é um vinho mais encorpado e complexo, acho que se o decantares por uns 45 minutos deves aproveitá-lo melhor. Quanto ao Villaggio Grando, vinícola do qual sou fã inconteste, já conhecia o Merlot de outras caminhadas, mas tive o prazer de o provar numa degustação ás cegas promovida pela Revista Freetime com diversos Merlots nacionais, tendo depois publicado isso no meu blog. O vinho foi realmente muito bem e é muito saboroso. Agora me dei conta, que diabos estou eu aqui falando de Merlot para um cara que já não é chegado nessa uva?!! Para vc só Storia, né meu amigo?
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Gde JFC,

    Realmente, se eu fosse escolher um merlot sería sempre o Storia.

    E sim vou dar uma nova chance ao Pizzato... logo, logo...

    Eu não sou muito chegado em Merlot mesmo, prefiro ela em cortes, mas estou experimentando mais do que costumava... culpa sua!!!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!

Advertência

O conteúdo deste blog é destinado a maiores de 18 anos. Seja responsável, se beber não dirija!