Escorihuela Familia Gascón Tempranillo 2009


Tinto, 100% Tempranillo
País: Argentina
Preço: R$ 29
Já são alguns os rótulos de Tempranillo argentinos disponíveis no mercado brasileiro. Essa tradicional cepa espanhola tem ganhado espaço com os hermanos e eu, particularmente, acho que ela 'corta' muito bem com a Malbec...
Nas linhas de entrada das grandes vinícolas argentinas encontramos alguns varietais de Tempranillo, como este aqui da Escorihuela Gascón. Acredito que esses vinhos são bem interessantes para quem deseja sair um pouco da dupla dinâmica, Malbec argentino e Cabernet chileno.
O nosso vinho de hoje apresenta cor rubí vibrante e tranlúcida, com suaves reflexos violáceos. As finas lágrimas correram abundantes pela taça. Os aromas tinham boa intensidade e o destaque são as frutas vermelhas, uma cereja bem interessante. Apresentaram-se ainda nuances defumados e chocolate.
Na boca o vinho apresentou bom corpo, acidez moderada e bom volume tânico. Retrogosto confirmou as frutas e surpreendeu pela persistência, deixando a boca suavemente doce,  denunciando a origem argentina. Sem sinais de amargor ou de álcool o conjunto apresentou bom equilíbrio.
Gostei do vinho e acredito que seja interessante com carnes vermelhas, esse aqui acompanhou uma picanha ao molho de mostarda (bem suave, puxando para o doce...) e foi muito bem, obrigado!
Enfim um ano de garrafa fará bem ao nosso vinho, mas não guarde por muito mais tempo não...
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!

Advertência

O conteúdo deste blog é destinado a maiores de 18 anos. Seja responsável, se beber não dirija!